ESTIMULAÇÕES A PARTIR DA MASTIGAÇÃO NATURAL COM O HIPERBOLOIDE

O Hiperboloide é um instrumento compensatório da alimentação moderna, preponderantemente “mole e macia”, devolve os atributos de alimentos secos, duros e fibrosos, a fim de buscar um crescimento craniofacial harmonioso através da excitação neural.


o estimulo para ser biológico precisa provocar resposta no organismo: a isto dá-se o nome de excitabilidade.” (Professora: Wilma Simões)



Uma das funções mais importante do sistema estomatognático é a mastigação, que é uma operação altamente muscular coordenada e apresenta movimentos mandibulares rápidos que exigem modulação e adaptação a carga, por isso existem 5 tamanhos de Hiperboloide com a carga de 35 Shore A de dureza.


O sistema nervoso, os receptores periféricos e os músculos mastigatórios são continuamente envolvidos durante a mastigação, e o sistema nervoso central recebe sinais dos receptores através do tronco cerebral, tálamo e córtex cerebral.


Quando falamos de sistema estomatognático sabemos que os receptores estão profundamente concentrados, altamente especializados e conectados ao Sistema Nervoso Central (SNC), também por sinapses elétricas, que transmite entradas em alta velocidade e isto significa que qualquer alteração dentro do sistema estomatognático é imediatamente percebido pelo SNC com extrema precisão. Sendo assim, os receptores do sistema estomatognático estão localizados na mucosa oral, língua, dentes, periodonto, ATM e músculos e serão imediatamente registradas pelo cérebro, que ajusta, compensa o movimento funcional via controle dos músculos da mastigação.


Vários estudos demonstram que a mastigação ajuda a manter funções cognitivas no cérebro, incluindo o hipocampo, ou seja, ao mastigarmos, imediatamente antes de aprender uma tarefa cognitiva, aumentamos a atividade no córtex pré- frontal e hipocampo.


Mastigar é uma forma simples e não farmacológica de prevenção da demência senil, que é frequentemente associada a disfunções cognitivas, e o hipocampo é a região do SNC afetado pela hipofunção mastigatória. (Masticatory Deficiency as a risk factor for cognitive,Inst.J.Med.Sci.2014,vol 11).


Podemos prevenir e complementar o crescimento craniofacial desiquilibrado usando o exercício de mastigação unilateral alternada com Hiperboloide.


*(Figura 1)

Avaliação para o uso do Hiperboloide

Para saber qual é o Hiperboloide ideal para seu paciente você deve seguir as recomendações:


1- O Hiperboloide deve ser colocado na linha média dos dentes

2- Depois o paciente faz o movimento de lateralidade para os dois lados enquanto aperta o Hiperboloide

3- Em seguida, faz movimentos de protrusão e retrusão enquanto aperta o Hiperboloide.


Durante esse processo, devemos observar se o paciente apresenta contato dentário, caso não haja, esse será o tamanho ideal de Hiperboloide, se houver, é recomendado utilizar um Hiperboloide mais calibroso. Ainda, se houver limitação na amplitude de movimento um Hiperboloide de tamanho menor será recomendado


Dica do Especialista:

É recomendável ter todos os tamanhos de Hiperboloide para realizar um excelente atendimento.

O exercício HB09 que é a “Mastigação Natural com o Hiperboloide” e é indicado para:


  • Ortopedia Funcional dos Maxilares;

  • Exercícios compensatório para motricidade oral;

  • Ortodontia;

  • Reabilitação protética;

  • Reabilitação conservadora;

  • Entre outras aplicações.


Click no link abaixo e confira o Exercício: HB09 - Mastigação Natural com o Hiperboloide:


*Figura 1 : Peripheral receptors of the stomatognathic system. Source:Adapted from Purves et al.(2000). Reproduced with permission from Sinauer Associates.Understanding Masticatory function in unilateral crossbites, pag 68 fig 3.5


Posts Recentes
Arquivo
Procura por Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon

Receba Grátis nosso E-Book com todos os tratamentos

NOSSA HISTÓRIA

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

SIGA-NOS

O Hiperbolóide, Instrumento de Mastigação, é o resultado de mais de 35 anos de estudo, trabalho e dedicação da vida profissional do mestre Dr. Afrânio Pereira Cheida. Clique no link abaixo e saiba mais...

Além dos Hiperboloides temos uma linha variada de Produtos auxiliares no tratamento das patologias. Clique no link abaixo e conheça mais.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2019 - Hiperboloide - Brasil