Receba Grátis nosso E-Book com todos os tratamentos

NOSSA HISTÓRIA

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

SIGA-NOS

O Hiperbolóide, Instrumento de Mastigação, é o resultado de mais de 35 anos de estudo, trabalho e dedicação da vida profissional do mestre Dr. Afrânio Pereira Cheida. Clique no link abaixo e saiba mais...

Além dos Hiperboloides temos uma linha variada de Produtos auxiliares no tratamento das patologias. Clique no link abaixo e conheça mais.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2019 - Hiperboloide - Brasil

ESTIMULAÇÕES A PARTIR DA MASTIGAÇÃO NATURAL COM O HIPERBOLOIDE

September 26, 2019

O Hiperboloide é um instrumento compensatório da alimentação moderna, preponderantemente “mole e macia”, devolve os atributos de alimentos secos, duros e fibrosos, a fim de buscar um crescimento craniofacial harmonioso através da excitação neural.

 

o estimulo para ser biológico precisa provocar resposta no organismo: a isto dá-se o nome de excitabilidade.” (Professora: Wilma Simões) 

 

Uma das funções mais importante do sistema estomatognático é a mastigação, que é uma operação altamente muscular coordenada e apresenta movimentos mandibulares rápidos que exigem modulação e adaptação a carga, por isso existem 5 tamanhos de Hiperboloide com a carga de 35 Shore A de dureza.

 

O sistema nervoso, os receptores periféricos e os músculos mastigatórios são continuamente envolvidos durante a mastigação, e o sistema nervoso central recebe sinais dos receptores através do tronco cerebral, tálamo e córtex cerebral.

 

Quando falamos de sistema estomatognático sabemos que os receptores estão profundamente concentrados, altamente especializados e conectados ao Sistema Nervoso Central (SNC), também por sinapses elétricas, que transmite entradas em alta velocidade e isto significa que qualquer alteração dentro do sistema estomatognático é imediatamente percebido pelo SNC com extrema precisão. Sendo assim, os receptores do sistema estomatognático estão localizados na mucosa oral, língua, dentes, periodonto, ATM e músculos e serão imediatamente registradas pelo cérebro, que ajusta, compensa o movimento funcional via controle dos músculos da mastigação.

 

Vários estudos demonstram que a mastigação ajuda a manter funções cognitivas no cérebro, incluindo o hipocampo, ou seja, ao mastigarmos, imediatamente antes de aprender uma tarefa cognitiva, aumentamos a atividade no córtex pré- frontal e hipocampo. 

 

Mastigar é uma forma simples e não farmacológica de prevenção da demência senil, que é frequentemente associada a disfunções cognitivas, e o hipocampo é a região do SNC afetado pela hipofunção mastigatória. (Masticatory Deficiency as a risk factor for cognitive,Inst.J.Med.Sci.2014,vol 11).

 

Podemos prevenir e complementar o crescimento craniofacial desiquilibrado usando o exercício de mastigação unilateral alternada com Hiperboloide.

 

*(Figura 1)

 

Avaliação para o uso do Hiperboloide

 

Para saber qual é o Hiperboloide ideal para seu paciente você deve seguir as recomendações:

 

1- O Hiperboloide deve ser colocado na linha média dos dentes 

2- Depois o paciente faz o movimento de lateralidade para os dois lados enquanto aperta o Hiperboloide

3- Em seguida, faz movimentos de protrusão e retrusão enquanto aperta o Hiperboloide.

 

Durante esse processo, devemos observar se o paciente apresenta contato dentário, caso não haja, esse será o tamanho ideal de Hiperboloide, se houver, é recomendado utilizar um Hiperboloide mais calibroso. Ainda, se houver limitação na amplitude de movimento um Hiperboloide de tamanho menor será recomendado

 

Dica do Especialista:

É recomendável ter todos os tamanhos de Hiperboloide para realizar um excelente atendimento.

 

O exercício HB09 que é a “Mastigação Natural com o Hiperboloide” e é indicado para: 

 

  • Ortopedia Funcional dos Maxilares;

  • Exercícios compensatório para motricidade oral;

  • Ortodontia;

  • Reabilitação protética;

  • Reabilitação conservadora;

  • Entre outras aplicações.

 

Click no link abaixo e confira o Exercício: HB09 - Mastigação Natural com o Hiperboloide:

 

*Figura 1 : Peripheral receptors of the stomatognathic system. Source:Adapted from Purves et al.(2000). Reproduced with permission from Sinauer Associates.Understanding Masticatory function in unilateral crossbites, pag 68 fig 3.5

Please reload

Posts Recentes

December 17, 2015

Please reload

Arquivo
Please reload

Procura por Tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon