Receba Grátis nosso E-Book com todos os tratamentos

NOSSA HISTÓRIA

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

SIGA-NOS

O Hiperbolóide, Instrumento de Mastigação, é o resultado de mais de 35 anos de estudo, trabalho e dedicação da vida profissional do mestre Dr. Afrânio Pereira Cheida. Clique no link abaixo e saiba mais...

Além dos Hiperboloides temos uma linha variada de Produtos auxiliares no tratamento das patologias. Clique no link abaixo e conheça mais.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2019 - Hiperboloide - Brasil

É POSSÍVEL PALPAR O PTERIGOIDEO LATERAL DE MANEIRA INTRA ORAL?

September 15, 2017

A palpação do pterigoideo lateral tem sido tema de diversas discussões, e estas geram muitas controversas, justamente pela topografia do músculo. Desta maneira, saber se é possível realizar a palpação digital seria de grande valor clínico na investigação de diversos problemas que acometem a articulação temporomandibular.

 

Para responder está pergunta, Wolfgang et al. (2015), realizam uma pesquisa excelente, a qual consistiu em realizar uma ressonância magnética em um homem de 30 anos, para observar a localização do pterigoideo lateral (Figura 1), após isto, o examinador fez a palpação digital com o dedo mínimo ou com o dedo indicador, sendo que durante a palpação foi feito um novo exame de ressonância magnética (Figura 2). 

Figura 1 - Palpação sem abertura da boca.

 

Figura 2 - Palpação com abertura da boca, durante a ressonância magnética.

 

A Figura 3, mostra uma deformação de 6mm que ocorreu no músculo durante a palpação com o dedo indicador durante a ressonância magnética. Desta maneira é possível relatar que há como palpar o pterigoideo lateral.

Figura 3 - Contorno vermelho: músculo pterigoideo lateral; contorno amarelo: dedo do examinador. Imagem da ressonância magnética demonstrando a palpação do músculo pterigoideo lateral.

 

A técnica usada para palpar já é bem descrita e utilizada, para mostrar se ela é efetiva, os autores decidiram fazer o toque do pterigoideo lateral em cinco cadáveres, observando se o toque ocorria.

Durante este teste com os cadáveres foi visto que todos os toque digitais atingiram o músculo alvo, após a exposição da fossa infratemporal, como pode ser visto na figura 4 e 5.

Figura 4 - Palpação do músculo alvo em cadáveres.

 

Figura 5 - Digital atingindo o pterigoideo lateral. (ponto amarelo: pterigoideo medial; ponto vermelho: pterigoideo lateral).

 

 

Para realizar está palpação com êxito vale lembrar que é necessário que o paciente realize o movimento de lateroprotrusão ipsilateral no momento da palpação, pois se o músculo estiver relaxado a palpação pode ser prejudicada. 

Figura 6 - Paciente realizando movimento de lateroprotrusão ipsilateral antes do iní cio da palpação.

 

O músculo pterigoideo lateral é a chave para o tratamento das disfunções Temporomandibulares (DTM), uma vez que a disfunção deste músculo é um dos principais causadores da dor oral. Agora, com a possibilidade de se realizar a palpação de maneira evidenciada, as analises clinicas são mais precisas.

 

Clique no link abaixo para acessar o artigo original: 

 

Abrir Artigo...

 

Please reload

Posts Recentes

December 17, 2015

Please reload

Arquivo
Please reload

Procura por Tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon