Receba Grátis nosso E-Book com todos os tratamentos

NOSSA HISTÓRIA

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

SIGA-NOS

O Hiperbolóide, Instrumento de Mastigação, é o resultado de mais de 35 anos de estudo, trabalho e dedicação da vida profissional do mestre Dr. Afrânio Pereira Cheida. Clique no link abaixo e saiba mais...

Além dos Hiperboloides temos uma linha variada de Produtos auxiliares no tratamento das patologias. Clique no link abaixo e conheça mais.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2019 - Hiperboloide - Brasil

BRUXISMO, DIFERENÇA ENTRE OS DIURNOS E NOTURNOS

July 7, 2015

 

O Bruxismo é uma desordem motora oral, podendo ocorrer durante o sono ou durante o dia, e o indivíduo pode apertar o dentes e/ou ranger os dentes.

 

É comum dúvidas sobre as características de um indivíduo com bruxismo diurno e de um com bruxismo noturno, assim, este post explica, de maneira resumida, as diferenças com embasamento científico de uma ótima revista da área (http://link.springer.com/article/ 10.1007/s00784-010-0492-9)

 

Vamos lá:

 

O bruxismo diurno (que ocorre em pessoas acordadas) é o resultado de tensão emocional e desordens psicosociais, as quais forçam o indivíduo ficar, por um tempo prolongado, com os músculos mastigatórios contraídos.

 

Em bruxistas noturnos, foi observado um complexo de resposta de excitação do sistema nervoso central (SNC), o que ocorre durante as mudanças na profundidade do sono e é acompanhado por movimentos corporais grosseiros, o aparecimento de complexos K no electroencefalograma, um aumento do ritmo cardíaco, alterações respiratórias, vasoconstrição periférica, e aumento da actividade do músculo.

 

Para considerar que um indivíduo seja um bruxista norturno, ele deve apresentar, pelo menos durante 5 noites da semana, sons de ranger e/ou apertar o dente, durante 6 meses. Ainda, esse indivíduo deve passar por um exame clínico, o qual observa-se o revestimento dentário, se há fadiga e/ou dor no músculos mastigatórios ao acordar e hipertrofia do músculo masseter.


Geralmente, bruxistas noturnos realizam o ranger e apertar do dentes, enquanto os bruxistas diurnos realizam o apertar dos dentes.

 

Para considerar um bruxista diurno, ele deve exibir, pelo menos durante 5 dias da semana, o apertamento dos dentes, sendo válido os últimos 6 meses. Pode apresentar tensão muscular e fraqueza durante o dia, e dor e fadiga nos músculos masseter e temporal.

 

Por ser uma patologia multifatorial, é necessário avaliar fatores psicosociais, sendo o questionário mais usado o Symptom Checklist-90-Revised (SCL-90-R), adaptado e validado para o uso no Brasil.

 

Referências Bibliográficas:

http://link.springer.com/article/10.1007/s00784-010-0492-9
(caso haja interesse no artigo na integra, entre em contato:(contato@hiperboloide.com.br).

 

 

Please reload

Posts Recentes

December 17, 2015

Please reload

Arquivo
Please reload

Procura por Tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon