Receba Grátis nosso E-Book com todos os tratamentos

NOSSA HISTÓRIA

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

SIGA-NOS

O Hiperbolóide, Instrumento de Mastigação, é o resultado de mais de 35 anos de estudo, trabalho e dedicação da vida profissional do mestre Dr. Afrânio Pereira Cheida. Clique no link abaixo e saiba mais...

Além dos Hiperboloides temos uma linha variada de Produtos auxiliares no tratamento das patologias. Clique no link abaixo e conheça mais.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2019 - Hiperboloide - Brasil

História

Dr. AFRÂNIO PEREIRA CHEIDA

Criador do Hiperboloide

 

- Cirurgião-Dentista

- Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares

- Membro Fundador do Centro Brasileiro de Bio-Cibernética Bucal(Dissolvido)

- Membro Fundador  do Grupo GEM (Maurício Vaz de Lima)

- Pesquisador em Odontologia Sistêmica SP – Grupo GEM (Maurício Vaz de Lima e Humberto Soliva) – RJ

- Título Excelência na Técnica–Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares (Ortopedia) Porto Seguro-BA

- Ministrador da OFM no IVO (Instituto Vitae Ominiscientia)

- Coordenador científico do IVO

- Acadêmico Pierre Fauchard

- Ministrador do Curso – Enfoque Sistêmico da Boca com Bases Cibernética

 

Criação do Hiperbolóide

 

O Hiperbolóide, Instrumento de Mastigação, é o resultado de mais de 35 anos de estudo, trabalho e dedicação da vida profissional do Mestre Dr. Afrânio Pereira Cheida. Em 1955, Dr Afrânio se formou em Odontologia pela PUCC e no início da sua carreira, fez estágio na USP em Prótese com a equipe do Professor Carlos Aldrovandi, Cirurgia Buco Maxilo Facial com o Prof. J. J. Barros, e muitos outros cursos de formação com os mais renomados professores. Acumulou experiência para exercer os diversos segmentos da Odontologia de uma forma global.

 

Em 1976, conheceu Dr Mário Baldani, Dra Denisar Lopes Figueiredo e Dr Silvio Betarello, e ficou encantado com princípios da Biocibernética e, no grupo de estudos, surgiu o estudo-debate do conceito da oclusão hiperbólica. Mário e Afrânio pensaram em confeccionar um dispositivo auxiliar da mastigação com a forma, consistência e material adequados. Iniciaram a pesquisa e tentaram construir um exercitador com a forma hiperbólica. Fizeram isso por algum tempo, mas depois de várias tentativas frustradas Dr. Mário Baldani desistiu, cansou-se mesmo porque o silicone não era apropriado e exigia uma intensa pesquisa, assim como também a forma, a dureza e a complicada matriz.

 

Despertado  pelos princípios de OFM, Dr. Afrânio Cheida continuou seus estudos. Diversos cursos foram feitos com: Dr Maurício Vaz de Lima, Dr Stefanelli, Dr Moryón, Dra Vilma Simões e outros, e cada vez mais achava-se a necessidade de prosseguir e concluir o projeto da criação do sonhado exercitador da mastigação, que compensasse a alimentação moderna “mole”, e devolvesse os atributos de uma mastigação com a dureza adequada para o ser humano, que seria um auxiliar muito importante na conformação morfofuncional dos maxilares.

 

Passaram-se alguns anos e em 1988, num congresso realizado no Rio de Janeiro, Dr. Afrânio Cheida conheceu a Profª. Iracema Ferrer, Mestre e Doutora da Universidade Federal de Pernambuco. Ela ficou encantada com o projeto, e disse: “-Afrânio, não pare! Isso é espetacular. Viajei o mundo e não conheço nada semelhante, é inédito!”  e incentivado pela Dra. Iracema e Dr. Maurício Vaz de Lima, Dr. Afranio Cheida voltou à Santa Barbara d´Oeste – SP, recomeçou a pesquisar a todo vapor.

 

Várias multinacionais foram consultadas a respeito do silicone ideal, estudos da forma, dureza, textura, confecção da maquina, base cientifica ganharam forma e finalmente, em 1989, foi lançado oficialmente, no 4º Congresso Brasileiro de Prevenção, Reabilitação e Saúde Oral em Caxambu – MG, o HIPERBOLOIDE.

 

Desde então, estudos e mais estudos, fundamentação científica e  literatura sobre o Hiperbolóide (HB) vem sendo publicados e disseminados e hoje existem mais de 50 publicações entre Livro, Artigos em Revistas Cientificas, Teses de Mestrado e Doutorado.

 

Hoje o Hiperboloide está presente em diversas áreas como Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Fonoaudiologia, Enfermagem entre outras áreas da saúde que citam e comprovam a eficiência e eficácia dos tratamentos com o Hiperboloide nas diversas patologias.