Receba Grátis nosso E-Book com todos os tratamentos

NOSSA HISTÓRIA

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS

SIGA-NOS

O Hiperbolóide, Instrumento de Mastigação, é o resultado de mais de 35 anos de estudo, trabalho e dedicação da vida profissional do mestre Dr. Afrânio Pereira Cheida. Clique no link abaixo e saiba mais...

Além dos Hiperboloides temos uma linha variada de Produtos auxiliares no tratamento das patologias. Clique no link abaixo e conheça mais.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

© 2019 - Hiperboloide - Brasil

ASSIMETRIA FACIAL

A Assimetria moderada gera uma certa beleza, porém quando ocorre uma assimetria facial acentuada com relação a uma instabilidade oclusal, essa deformidade afeta a autoestima do indivíduo, fazendo que gere exclusão social, ou mesmo quadros depressivos, no entanto essa assimetria pode ser tratada.

 

A busca por novas formulas de alcançar a beleza muita vezes pode deixar a saúde de lado e prejudicar a qualidade de vida, outras alternativas que mantém o bem estar e melhora o condicionamento e a estética do corpo como: frequentar academia, caminhar, realizar esportes. Porém não é só o corpo que precisa de ginástica e alongamento.

Um rosto flácido não combina com um bom condicionamento físico, desse modo os músculos do crânio e da face também necessitam de cuidados e exercícios físicos bem orientados, assim como os da mastigação.

 

Existe então, um estreito relacionamento entre todos os músculos da face juntamente com os músculos mastigatórios na simetria facial. Se, um individuo mastiga sempre do mesmo lado, ou tem alguma disfunção mastigatória ou mesmo na articulação temporomandibular, ele consequentemente vai exercitar um lado da face mais que o outro, aumentando o caso de assimetria facial, outros fatores que auxiliam são os vícios das expressões como sorrir puxando o lábio mais intensamente para o lado direito ou do lado esquerdo. Pelo motivo dos ossos do crânio e da face se deformarem a vida inteira, mesmo uma pessoa com alto grau de assimetria poderia realizar um tratamento estético e minimizar os efeitos da assimetria.

 

Assim, a eficiência de exercícios isométricos e isotônicos na musculatura facial pode ser utilizada em favor da estética, visando diminuir a flacidez muscular, rugas e marcas de expressão. Um estudo publicado no Journal Oral Rehabilitation, mostrou que realizar exercícios pelo período de 3 meses favoreceu a diminuição de rugas, marcas de expressão e flacidez facial.

 

Desse modo, para evitar que os graus de assimetrias aumentem, principalmente pelas disfunções mandibulares, é utilizado um instrumento de mastigação chamado hiperboloide, capaz de reequilibrar as estruturas mastigatórias, melhorando essas disfunções e prevenindo o aumento das assimetrias faciais. Alem de ser utilizado como instrumento para realizar exercícios isométricos e istoônicos, diminuindo as rugas, as marcas de expressão e a flacidez facial. 

 

A Revista CEFAC, publicou um estudo, qual o hiperboloide foi de uso indispensável no tratamento estético de indivíduos com assimetria facial, favorecendo o realinhamento das estruturas.

Alterações faciais vistas depois de 2 meses de tratamento com um profissional da área de Fonoaudiologia e auxílio do Hiperboloide.

Artigos Científicos Publicados sobre a eficácia do Hiperboloide no tratamento das Assimetrias Faciais:

Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

 

Vol. 13, núm. 4, julio-agosto, 2011, pp. 763-768, Revista CEFAC-Instituto Cefac, Brasil.

Atuação da Fonoaudiologia na Estética Facial: relato de caso clínico

Exercícios para Assimetria Facial com Hiperboloide

EXERCÍCIOS MASTIGATÓRIOS

 

Deve-se realizar uma avaliação com um profissional qualificado para descobrir o desvio da linha média e o padrão de movimento do condilo da mandibula, só assim é possível saber qual o lado que serão realizados os exercícios mastigatórios:

Do lado oposto do desvio da linha média:

• Manhã – uma vez, durante 5-10 min.

• Tarde – uma vez, durante 5-10 min. 

• Noite – uma vez, durante 5 min. 

 

O paciente pode ficar por muito mais tempo com o Hiperbolóide na boca, contanto que não mastigue para não produzir fadiga muscular. 

Figura A - Mastigação unilateral, do lado oposto do desvio da linha média.

EXERCÍCIO: Estimulações da tonicidade do complexo orbicular dos lábios/bucinador e constritor da faringe (tríplice vedamento de Korbitz e válvulas de Fränkel):  

 

Este exercício deve ser realizado de acordo com as recomendações do profissional qualificado após a avaliação facial.

 

Coloca-se o Hiperbolóide funcional com fio no sulco geniano (fundo do saco), na região inferior do lábio (direito), faz-se contenção com a bochecha (orbicular do lábio) e puxa-se o fio tracionando a musculatura para cima. O movimento é repetitivo, durante 2 minutos. Repete o mesmo processo para a região do lábio superior puxando-se para baixo.

Figura B

EXERCÍCIO 3 : LATEROPROTRUSIVOS

 

– para Briquistas (apertamento, movimentos verticais prevalentes). 

 

Na mesma posição (mediana) aperta-se, o Hiperboloide e no sentido lateral movimenta-se a mandíbula deslocando o Hiperboloide da mediana, vai até onde dá e pára. Retrocede a mandíbula para a mediana e solta (repetitivo). Repete-se o movimento 5 vezes, lentamente, 4 vezes ao dia, tanto do lado direito como do esquerdo. Os movimentos devem ter a duração de até três minutos (Figura C).

Figura C

EXERCICIO: MEDIANO PROTRUSIVO

 

Este exercício deve ser realizado de acordo com as recomendações do profissional qualificado após a avaliação facial.

 

O Hiperbolóide é colocado na mediana, aperta-se o Hiperbolóide, desliza-o, avança a mandíbula bem devagar, retrocede e solta (é repetitivo). Esse exercício deve ser feito bem devagar, repetindo o movimento por 6 vezes, 4 vezes ao dia. Os movimentos devem ter a duração total de até 3 minutos (Figura B).

Figura C

EXERCÍCIO: LATEROPROTRUSIVOS

 

Este exercício deve ser realizado de acordo com as recomendações do profissional qualificado após a avaliação facial. 

 

Na mesma posição (mediana) aperta-se, o Hiperboloide e no sentido lateral movimenta-se a mandíbula deslocando o Hiperboloide da mediana, vai até onde dá e pára. Retrocede a mandíbula para a mediana e solta (repetitivo). Repete-se o movimento 5 vezes, lentamente, 4 vezes ao dia, tanto do lado direito como do esquerdo. Os movimentos devem ter a duração de até três minutos (Figura C).

Figura D